Frente Uso das Tecnologias na Educação Básica 

Em 11 de novembro de 2020, o FONCEDE implantou a Frente de Trabalho: Uso das Tecnologias na Educação Básica, objetivando estudos sobre as possibilidades de utilização de novas tecnologias na Educação Básica.

A Frente tornou-se oportuna, em função da necessidade de aprofundamento do tema em comento, motivado, especialmente, pelo momento adverso causado pela pandemia do novo coronavírus, que mudou a realidade e tornou indispensável o uso de sistemas informatizados na rotina das pessoas.

A intervenção da tecnologia na Educação parece ser avanço irreversível e, por isso, o Fórum necessita de estudos para orientar as discussões nos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação.

A partir deste novo contexto de ensino-aprendizagem, a Frente de Trabalho: Uso das Tecnologias na Educação Básica terá um amplo e contínuo campo para estudos, verificando a mobilidade das TICs, a eficácia do aprendizado, se ocorrem de maneira contextualizada e situada, visto que a complementação da instrução pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento.

As novas tecnologias podem contribuir para o acesso universal à educação, reduzindo a desigualdade e promovendo a equidade. Entretanto, existem diversos desafios a serem superados a fim de atingir esses objetivos, que poderão ser elucidados pelos estudos desta Frente de Trabalho.

Coordenação: Felipe Felisbino CEE / SC

Documentos

Classe computador